Salve o seu Emprego!

12 Março, 2009 at 6:57 pm 1 comentário

Em períodos de incerteza econômica, o que você deve fazer para aumentar as suas chances de manter o seu emprego? A primeira e talvez mais importante atitude a ser tomada, é retomar o vigor original que fizeram com que você conquistasse a sua posição atual, reforçando as qualidades e atributos que constituem seus pontos fortes. A seguir, outras dicas úteis:
– Seja honesto em todos os sentidos: Honestidade aqui envolve muitos mais do que ser apenas eticamente correto. Envolve também a forma como você trata o seu tempo de trabalho… quer dizer, se você sempre chega atrasado, sai cedo, e estende a sua hora de almoço além do intervalo permitido, você está teoricamente deixando de dedicar tempo de trabalho à execução das tarefas da sua função. Mesmo que você seja um profissional eficaz, passará a impressão de que está ocioso. Esteja atento também ao tempo gasto com telefonemas e emails pessoais. Use os intervalos de trabalho para tratar de assuntos pessoais.
– Melhore suas habilidades de comunicação: Fale com clareza e escute com atenção. Saber se comunicar bem não só o ajudará no aumento da sua visibilidade com seus superiores e colegas de trabalho, como também facilitará a compreensão correta de ordens e diretrizes, evitando assim erros e retrabalho.
– Crie uma reputação de “Hard Worker”: Não é raro passarmos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com a nossa própria família. Por conta desse fato, muitas vezes desenvolvemos uma certa intimidade com esses colegas, o que desvia nossa atenção para assuntos pessoais em detrimento do trabalho que tem que ser feito. As habilidades sociais no ambiente de trabalho são imprescindíveis, mas devem ser dosadas para evitar o excesso. Procure ser sério e profissional. Sendo pró-ativo e focado, você evitará que colegas ociosos venham te procurar para bater papo.
– Mantenha uma atitude positiva e seja realista: Em tempos de crise e instabilidade econômica é comum e compreensível que as pessoas se desmotivem. Profissionais que conseguem manter uma postura positiva e pró-ativa apesar do ambiente desfavorável para os negócios, conseguem enxergar oportunidades onde outros vêem dificuldades e problemas. O viés negativo na leitura do ambiente de atuação da sua empresa leva à apatia e ao esmorecimento… e você poderá virar o candidato número 1 na hora de um corte de pessoal no seu departamento.
– Seja um especialista com habilidades multi-disciplinares: Por mais contraditório que possa parecer essa premissa, o ponto é que você tem que ser um especialista para aumentar a sua imprescindibilidade, e ao mesmo tempo ter outras habilidades (idiomas, conhecimentos básicos de TI, saber negociar, saber vender, etc) que lhe fortaleçam na sua função, ou que possibilitem seu remanejamento para outro departamento / área de negócios.

Entry filed under: Educação. Tags: , , , , , .

Você sabe o que é Educação Continuada?

1 Comentário Add your own

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Março 2009
S M T W T F S
« Fev    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Most Recent Posts


%d bloggers like this: